domingo, 18 de março de 2018

REFLEXOS E REFLEXÕES



Seu sussurro singular tornou-se puro eco do meu.¹

O espelho não me reflete, mas somente a ele. Nada vejo no espelho a não ser ele. Ninguém, exceto ele. Estou eu junto com alguém diante de um espelho é dois que eu vejo. Não os outros; eles veem a eles mesmos, mas não a mim, senão ele.
Paro minhas divagações para conversar com Marley Tal, Adê Araújo, Jeová Pereira e Rubens Ramalho. Bons músicos.
- Ainda bem que a política municipal está bem estruturada. – Diz um deles e algum outro: Como assim? Aposentado está sem receber desde 2016...
- É, mas em maio receberam alguma coisa.
- Sim, alguma coisa. Uns pingados.
- Realmente! – Acrescenta outro músico: Tão pingado que até desapareceu; secou.
- Gente! Estou falando da Cultura apenas.
- Em que está estruturada a Secretaria de Cultura?
- Está em... Está... Já vai começar Os Ferreira. Vamos ouvir.
A banda em número reduzido de integrantes começou sua apresentação no exato momento em que a dama da noite solta algumas folhas sobre um arbusto palmáceo; o que me fez ver a chuva de folhas em mim.
O sol sem brilho.
Visível só as pessoas comendo, bebendo, namorando.
- Intervenção Militar é o que precisamos. – Diz o primeiro que falou; cantor, mas não artista... Ele deve desejar: Quero que me digam o que pensar, falar e atuar. Não que me falem, mas que me obriguem. Quero agir segundo os bons costumes das famílias de bem.
Os Ferreira e Pâmela Franco – ora um, ora outro – se apresentam, limpando o vazio de certas ideias.
O espelho não me reflete.
E há muitos que não refletem...


Ofereço como presente aos aniversariantes:
Elismar Boizzado, Juliana Ferreira, Ranulfo L. Gonçalves, Marco Abreu, Murilo Cruz, Camila Valadares, Ana L. Pena, Rapha Alexandre, Jeferson Adriano, Mariza Batista, Paulo Bonfá, Marcelo Oliveira, Eliane JM Santos, Patrícia Loures, Aldrin G. Martins, Gloria Anchieta, Maria Cloenes, Clementina Santos, Ricardo D. Cunha e Israel Brandão.

Recomendo a leitura de:
“Piada”, deste macróbio que vos fala:
“Subtis Carências”, de António MR Martins:

¹ POE, Edgar Allan. William Wilson. Contos de Imaginação e Mistério. São Paulo: Tordesilhas, 2012. P. 33.

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto de Amnon Oliveira.

Manuscritos nas tardes de 20 de agosto e de 08 de outubro de 2017; trabalhado pela primeira vez em 23 de dezembro do mesmo ano e depois entre os dias 16 e 18 de março de 2018.

Nenhum comentário: